Actualmente, com um simples smartphone, acesso a internet e um motor de busca, conseguimos obter um sem fim de resultados relacionados com qualquer pesquisa que realizamos. Em relação aos temas gravidez, parto e maternidade não é diferente. Além desta pesquisa, existe todo um mundo de informação em relação ao tema, como livros, podcast’s, vídeos no youtube… Contudo, nem sempre é fácil reunir toda a informação relevante e ainda mais difícil extrair no meio de tanta informação aquela que é efectivamente importante. É aqui que o acompanhamento da grávida/casal por uma doula pode ajudar a uma experiência mais positiva e empoderadora. A doula é a profissional que presta apoio contínuo de natureza prática, emocional e informativa á gestante/casal desde da pré-concepção até ao pós-parto, de acordo com as preferências individuais.
A palavra “doula” vem do grego significa “mulher que serve, mulher ajudante”. A doula permite que a grávida/casal tenha momentos de reflexão e decisão baseada em evidências científicas sobre o momento que estão a viver. É um apoio individualizado, construído à medida de cada grávida/casal e que por isso, vai de encontro às suas preferências, de modo a que possam ter uma experiência de parentalidade positiva.
Benefícios
São vários os estudos que tem demonstrado os benefícios do acompanhamento por uma doula durante a gravidez, parto e pós-parto. Tais como:
- redução do número de cesarianas;
- redução da duração do tempo de trabalho de parto;
- redução dos índices de partos instrumentalizados;
- redução do uso da analgesia epidural;
- diversos benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebé;
- aumento do sucesso na amamentação;
- aumento da satisfação com a experiência de parto;
- redução da incidência de depressão pós-parto;
- diminuição dos estados de ansiedade…
Por isso, tal como disse John H. Kennell,
“Se a doula fosse um remédio, seria antiético não o receitar.”
Se estás grávida ou pensas engravidar e desejas ter uma experiência de parto mais positiva, convido-te a conheceres um pouco melhor quem eu sou e qual o trabalho que desenvolvo através da leitura do artigo do Jornal de Notícias, para o qual contribui e convido-te também a ouvir a conversa com a Sara Lucas sobre o papel das doulas através do podcast “Em Partos Limpos” episódio 22.